Corpo de Bombeiros e Ecori Energia Solar promovem capacitação para combate a incêndios em usinas fotovoltaicas

|

Preocupação com a segurança das instalações cresce à medida que demanda por produção de energia solar ganha cada vez mais espaço

Acompanhando o crescimento exponencial da energia solar fotovoltaica em todo o Brasil, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal iniciou uma força-tarefa para capacitar suas equipes e definir uma normativa técnica para mitigar os riscos de incêndio e choque elétrico, assim como aprimorar algumas técnicas de incêndio em sistemas fotovoltaicos.

Na última semana, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e a Ecori Energia Solar realizaram uma capacitação para cerca de 350 pessoas entre militares, estudantes da corporação e convidados. O treinamento foi realizado na Academia de Bombeiro Militar Cel. Osmar Alves Pinheiro.

Pioneira no mercado a trabalhar com a tecnologia MLPE, em que cada painel pode ser monitorado individualmente, a Ecori tem em seu DNA questões como segurança e capacitação. “Desde o início, optamos por trabalhar com equipamentos da APsystems e da SolarEdge, e mais recentemente também com os otimizadores da Huawei, com a tecnologia MLPE, o que deixa clara a nossa preocupação com segurança”, destaca João Souza, responsável técnico da Ecori Energia Solar.

Para o Hugo Leonardo, 3º Sargento do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a capacitação é fundamental para a corporação. “Segurança é uma palavra-chave quando o assunto é energia solar. Com o crescimento das energias renováveis é essencial que todos os profissionais estejam preparados para atuar em incêndios e choques elétricos em sistemas fotovoltaicos.”

“Segurança é um valor inegociável para nós da Ecori, tanto que não abrimos mão de fazer, durante o ano todo, treinamentos sobre as tecnologias e os componentes que utilizamos em nossas soluções, sempre trazendo o tema segurança e monitoramento, tirando dúvidas, falando de novidades”, enfatiza João Souza.

Capacitação
O treinamento teve uma parte prática com a simulação de arco elétrico em corrente contínua, que foi conduzida por João Souza, além da apresentação de carros elétricos e inversores. Na parte teórica, a capacitação contou com palestras sobre mobilidade elétrica e arcos elétricos, além de trazer a visão dos fabricantes nos mercados, com Maurício Ritter, da SolarEdge, e Mariani Pereira, da APsystems.

Tecnologia mais segura
As soluções que usam a tecnologia MLPE são essencialmente mais seguras. A sigla em inglês significa eletrônica de potência em nível de módulo. A Ecori Energia Solar é pioneira em soluções com MLPE no Brasil e líder desse mercado. No sistema MLPE, a produção de energia é maior quando comparada a sistemas tradicionais. O gerador fotovoltaico como um todo proporciona maior segurança elétrica nas instalações, maior garantia dos equipamentos, melhor desempenho em condições climáticas adversas, menor queda na produção de energia pelo processo de degradação natural dos painéis, maior flexibilidade de instalação e uma capacidade de expansão simplificada do sistema, caso seja necessário. 

Em mercados mais maduros onde o sistema fotovoltaico já é uma tecnologia mais conhecida, existem requisitos de segurança para minimizar os riscos de incêndio e choque elétrico e, assim, facilitar o trabalho do corpo de bombeiros em ocorrências com um sistema fotovoltaico envolvido. Esse cuidado é necessário, visto que enquanto o sol estiver brilhando, os sistemas fotovoltaicos estão energizados. Quando isso acontece nos sistemas da categoria MLPE a tensão é reduzida para uma tensão de segurança, com cerca de 80 a 120 volts, diferente dos outros sistemas em que a tensão alcança até 1000 volts, mesmo com o sistema e disjuntores desligados. Essa redução de tensão é fundamental para que os bombeiros possam atuar no combate ao incêndio com segurança e sem riscos de choques elétricos.

Sobre a Ecori Energia Solar
A Ecori Energia Solar foi fundada em 2010 em São José do Rio Preto (SP), onde está seu escritório central. Na cidade ao lado, Mirassol, está seu maior centro logístico. Também tem escritórios e centros de distribuição em Barueri (SP), Itajaí (SC) e Recife (PE). Conta com uma rede de 29 unidades B2B pelo país. É pioneira no Brasil na mais avançada tecnologia em energia fotovoltaica, a MLPE, sistema formado por microinversores e inversores com otimizadores de potência. Trabalha diretamente com a importação e distribuição de equipamentos para o mercado de energia solar on-grid, atendendo exclusivamente revendedores, instaladores e integradores. As soluções da Ecori atendem tanto o mercado residencial quanto comercial, rural e industrial. No final de 2021, a Ecori foi escolhida como a melhor distribuidora do setor fotovoltaico brasileiro no prêmio da Solar TV. www.ecori.com.br.

Compartilhe esse artigo!


Tags do post


whatsapp

A Célula Energia é uma provedora de conteúdos, cursos e workshops na área de energia limpa e renovável.

CNPJ: 36.272.537/0001-58

Informações


Formas de pagamento

Entre em contato


    Desenvolvido por Semeia Propaganda.