Durante a última semana de agosto ocorreu o maior Congresso da América Latina e o CEO da Célula Energia, William Cambuhi, esteve no estande da Solis aproveitando para conversar com a Letícia de Oliveira, engenheira de pré-vendas da Solis, que comentou sobre as novidades que a empresa está trazendo para o setor.
A Solis oferece inversores para sistemas de geração centralizada, como a linha de inversores de 333 e 350, que chega para o mercado de “utility scale”. É um inversor on-grid que possui duas opções de MPPT´s, para 12 ou 16 MPPT´s.
Inversor de 350 kW para geração centralizada
O modelo de 12 MPPT´s suporta uma corrente maior do que os de 16 MPPTs, variando de acordo com o uso do cliente. Esse inversor é muito bom caso comparado ao inversor centralizado comum por ter a divisão das MPPTs, reduzindo muito o erro por missmatch e facilitando muito a manutenção.
E por se tratar de um inversor que vai ser aplicado em geração centralizada, que é um tipo de geração que requer alta performance, os módulos e inversores têm que ser de excelência e qualidade.
Eu vejo com bons olhos esse inversor para determinadas usinas, se algo acontece nesse inversor teremos problemas de geração e grandes perdas para o dono da usina, comenta William.
Outro detalhe desse inversor é que a tensão LCA é de 800V e muita gente questiona o porque disso e dessa potência mais alta. Essa tensão é mais alta também para a gente conseguir reduzir o tamanho da bitola do cabo. Com isso precisamos de uma corrente menor, já que a tensão é um pouco mais alta, finaliza a eng. Letícia.