Carlos Mota, da New Cabos, espera que setor solar feche 2023 com crescimento de 5%

|

Formado em Administração de Empresas, e com um grande espirito empreendedor, Carlos Mota foi sócio fundador de uma grande empresa do setor de Telecom do cenário nacional e trabalhou como consultor técnico de empresas de grande porte, garantindo alta eficiência e geração de resultados. Atuando no Brasil e no México, é o fundador da New Cabos Ltda, uma das empresas de referência de qualidade e eficiência em cabos fotovoltaicos no país onde é hoje diretor.

A New Cabos é mais uma empresa parceira da Célula Energia e esteve na Intersolar South América 2023, a maior feira do setor fotovoltaico do Brasil, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, entre 29 e 31 de agosto. Carlos concedeu a entrevista a seguir (em agosto) para falar um pouco da empresa, do cenário atual do mercado de energia solar e também das perspectivas para este segundo semestre. Confira.

Quais são as suas projeções para o crescimento do setor de energia solar no segundo semestre de 2023 em comparação com o primeiro semestre do ano?

Resposta – Embora seja deveras frívolo falar em um período tão exíguo, acreditamos que o setor de energia solar fotovoltaica vai continuar crescendo em nosso território, como também no mundo todo, a despeito das adversidades econômicas locais como a elevação da taxa de juros, ocorridas nesse primeiro semestre, o que teve impacto no crédito e consequentemente no financiamento. Agora queremos crer que essa taxa entre em declínio e chegue a valores plausíveis nos próximos meses. A expectativa é de que neste ano, esse mercado cresça pelo menos 5%. A demanda existe, a tecnologia está disponível a preços decrescentes. Só precisamos de que o governo faça a parte dele.

Quais fatores você acredita que impulsionarão o aumento do uso da energia solar nos próximos seis meses?

Resposta – A energia solar fotovoltaica é uma realidade hoje. É irreversível. Esse crescimento é algo tecnicamente e socialmente inevitável. Cabe ao nosso governo fazer a sua parte, mitigando a taxa de juros, trabalhando para otimizar a nossa malha de distribuição energética, fiscalizando parcialidade das Concessionárias de Energia no tocante a concessão de novos projetos de Geração Distribuída e promovendo incentivos para cada vez mais, democratizar o acesso a essa tecnologia.

O setor de energia solar enfrentou desafios significativos no passado. Como sua empresa está se preparando para lidar com possíveis obstáculos no segundo semestre de 2023?

Felizmente a New Cabos vem crescendo gradativamente e significativamente, mês a mês, nos últimos anos. Não posso me queixar, pois possuímos uma equipe técnica muito experiente e competente. Portanto, acredito que graças à nossa expertise, a New Cabos estava, está e estará sempre superando todos os obstáculos.

Como você avalia o impacto das mudanças recentes nas políticas governamentais e regulamentações sobre o mercado de energia solar?

Resposta – Analisando sistematicamente, hoje a energia solar é e vai continuar sendo a melhor opção energética para o país. Energia é um fator limitante para o crescimento de qualquer lugar, de qualquer região, de qualquer nação. Não há crescimento sem energia disponível. E nesse enfoque, o Brasil é privilegiado, pois possui área, irradiação solar e condições climáticas extremamente favoráveis para geração dessa energia. Mesmo com poucos incentivos governamentais, a energia solar só tem a crescer no nosso país. É o caminho natural e que vai ser trilhado. A velocidade em que essa vereda vai ser cursada depende dos nossos dirigentes, facilitando ou criando entraves nesse percurso.

Com a crescente concorrência no setor, quais estratégias sua empresa está implementando para seguir se destacando no mercado de energia solar?

Resposta – É natural e saudável que haja concorrência especialmente nesse mercado que é muito promissor em termos de futuro. Porém temos que ter cuidado com aqueles que só querem aproveitar a oportunidade, mas não possuem nem qualificação técnica, nem estrutura financeira e nem foco na qualidade e nem no cliente. Produtos de qualidade questionável surgem a todo momento. Costuma-se dizer que qualidade não é tudo; porém o tudo sem qualidade, não é nada. A longevidade dessas empresas é curta. A New Cabos vem fazendo um trabalho de base, desde a sua gênese. Não queríamos ser mais uma empresa efêmera nesse mercado, mas sim uma empresa que preza acima de tudo pela qualidade e confiabilidade dos seus produtos. E é assim que nós somos e é assim que nós continuaremos a nossa trajetória.

Quais são as regiões ou países com maior potencial de crescimento para a energia solar nos próximos seis meses e por quê?

Resposta – Como mencionamos antes, as potencialidades desse país são enormes. Podemos elencar algumas regiões como o Estado de Minas Gerais. Minas tem tudo o que se precisa para crescer ainda mais: grandes áreas, excelente índice de irradiação solar, clima excelente e terras a preços competitivos. Cabe somente à concessionária local otimizar a rede de distribuição de energia e liberar os (muitos) projetos de instalação das usinas que são mantidos em “stand by”, ou indeferidos por ela, por “questões não técnicas pertinentes ao projeto”.

Como a inovação tecnológica está moldando o setor de energia solar e quais avanços tecnológicos sua empresa planeja adotar para se manter como referência no setor?

Resposta – É inquestionável e por vezes até inimaginável a evolução do processo de geração de energia solar nos tempos atuais. A cada dia que passa ouvimos sobre novas tecnologias e otimização das existentes. E isso vai ser uma constante. A New Cabos tem como compromisso garantir a qualidade e a eficiência dos seus produtos. Por isso trabalhamos para termos o estado da arte em nossos produtos, acompanhando sempre a evolução tecnológica do mercado de ponta.

A sustentabilidade é uma preocupação crescente para os consumidores. Como a energia solar pode desempenhar um papel fundamental na redução da pegada de carbono das empresas e dos indivíduos?

Resposta – A energia solar fotovoltaica é a única energia não poluente, renovável e que não gera impactos climáticos, ambientais e sociais. Segundo dados da ABSolar, já é a segunda fonte de energia da nossa matriz Energética. Isso com certeza traz uma grande e crescente redução na emissão de gás carbônico, não somente para o Brasil, mas para o planeta como um todo.

Quais são os principais setores de mercado que você espera que adotem em larga escala a energia solar no segundo semestre de 2023?

Resposta – Hoje, cada vez mais e mais pessoas estão adotando a energia solar fotovoltaica, como um meio de redução de gastos e como preservação do meio ambiente. A sociedade como um todo já aposta nessa tecnologia. O que é preciso é que o nosso governo comece a incentivar essa prática de maneira mais intensa, como ocorre em outros países que visam o desenvolvimento. Isso geraria impactos positivos tanto na economia de recursos, como na preservação do meio ambiente e também na geração de empregos.

Há alguma parceria estratégica ou projeto de grande escala que sua empresa está planejando para impulsionar o crescimento do setor de energia solar nos próximos seis meses?

Resposta – Sim, com certeza. A New Cabos está sempre atenta ao mercado e procura trazer novas soluções para os nossos clientes. Em breve teremos boas notícias. É só o que podemos falar nesse momento.

Compartilhe esse artigo!


Tags do post


whatsapp

A Célula Energia é uma provedora de conteúdos, cursos e workshops na área de energia limpa e renovável.

CNPJ: 36.272.537/0001-58

Informações


Formas de pagamento

Entre em contato


    Desenvolvido por Semeia Propaganda.